Abertura ao tráfego de novos lanços do IC5 e IP2

Quarta, 30 Novembro, 2011
Abertura ao tráfego de novos lanços do IC5 e IP2

A Estradas de Portugal informa que abrem hoje ao tráfego os lanços do IC5 entre Pombal e Nozelos e do IP2 entre Vale Benfeito e Junqueira, no distrito de Bragança.

 Estas novas estradas agora concluídas, integram a Subconcessão do Douro Interior.

  ·         O lanço Pombal / Nozelos do IC5 tem uma extensão de 24 quilómetros e desenvolve-se nos concelhos de Carrazeda de Ansiães e Vila Flôr. Inicia-se imediatamente após o Nó de Pombal e termina no Nó de Nozelos, Nó de Ligação ao IP2. 

Foi realizada também a construção da Ligação a Vila Flôr, que possibilita o acesso direto à Barragem do Peneiro, para Sul, e à EN 215, para Norte.

  ·         Lanço do IP2 que liga Vale Benfeito a Junqueira na EN/102/EN105, com uma extensão de 28 quilómetros, dá continuidade ao troço atualmente já em serviço entre Macedo de Cavaleiro e Vale Benfeito.

 Com a abertura ao tráfego deste lanço fica concluída integralmente a construção prevista do Itinerário Principal IP2 no âmbito da subconcessão, que totaliza 111 quilómetros de extensão, incluindo ligações. 

A Subconcessão do Douro Interior liga os Distritos de Vila Real, Bragança e Guarda numa extensão total aproximada de 242 quilómetros, é constituída pelo conjunto de lanços do IP2, entre Macedo de Cavaleiro e Celorico da Beira, agora concluídos e o IC 5, numa extensão de 131 quilómetros entre Murça e Miranda do Douro (Duas Igrejas). 

A Subconcessão do Douro Interior foi adjudicada em Novembro de 2008 à AENOR - Douro Interior S.A., atualmente denominada Ascendi Douro, Estradas do Douro Interior, S. A. e tem conclusão prevista para o decorrer do primeiro semestre de 2012.

 A realização desta importante rede de estradas nos distritos de Bragança, Vila Real e Guarda, aliada à conclusão da Autoestrada Transmontana, irá melhorar significativamente os acessos no interior norte do país, garantindo para as regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro a equidade em termos rodoviários para com o resto do país.